sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Significado de Ser Santificado


1 - Hagiosune - santidade, propriedade de ser santo

2 Coríntios 7.1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação (hagiosune) no temor de Deus.

I Tessalonicenses 3.13 Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade (hagiosune) diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.



2 – (Hagiasmos) – santificação, processo de purificação, de separação do mal

Romanos 6.19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação (Hagiasmos).

Romanos  6.22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação (Hagiasmos), e por fim a vida eterna.

I Coríntios 1.30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação (Hagiasmos), e redenção;

I Tessalonicenses 4.3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (Hagiasmos); que vos abstenhais da fornicação;

I Tessalonicenses  4.4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação (Hagiasmos) e honra;

I Tessalonicenses 4.7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação (Hagiasmos).

II Tessalonicenses 2.13 Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação (Hagiasmos) do Espírito, e fé da verdade;

I Timóteo 2.15 Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação (Hagiasmos).

Hebreus 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação (Hagiasmos), sem a qual ninguém verá o Senhor;
(Nota: a santificação, seja ela de qual grau for, pequeno  ou grande, contínuo ou intermitente, é algo que sempre acompanha a justificação e a regeneração, de modo que se há ausência total deste processo divino na vida de uma pessoa, ela não pode afirmar com certeza que está segura da sua salvação. Assim, a perseverança em santificação é a melhor evidência da nossa salvação (II Pe 1.10,11).

I Pedro 1.2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação (Hagiasmos) do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.



3 – Hagiazô – ser santificado, purificado, separado, consagrado

Mateus 6.9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado (Hagiazô) seja o teu nome;

João 17.17 Santifica-os (Hagiazô) na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

João 17.19 E por eles me santifico (Hagiazô) a mim mesmo, para que também eles sejam santificados (Hagiazô) na verdade.

Atos 20.32 Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados (Hagiazô).

Atos 26.18 Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados (Hagiazô) pela fé em mim.

I Coríntios 1.2 À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados (Hagiazô) em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

I Corintios 6.11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados (Hagiazô), mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

I Coríntios 7.14 Porque o marido descrente é santificado (Hagiazô) pela mulher; e a mulher descrente é santificada (Hagiazô) pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

Efésios 5.26 Para a santificar (Hagiazô), purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

I Tessalonicenses 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique (Hagiazô) em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

I Timóteo  4.5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada (Hagiazô).

II Timóteo  2.21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado (Hagiazô) e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

Hebreus  2.11 Porque, assim o que santifica (Hagiazô), como os que são santificados (Hagiazô), são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,

Hebreus  10.10 Na qual vontade temos sido santificados (Hagiazô) pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.

Hebreus  10.14 Porque com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados (Hagiazô).

Hebreus  10.29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado (Hagiazô), e fizer agravo ao Espírito da graça?

Hebreus  13.12 E por isso também Jesus, para santificar (Hagiazô) o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.

I Pedro 3.1515 Antes, santificai (Hagiazô) ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

Judas 1.1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados (Hagiazô) em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:

Apocalipse 22.11 Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado (Hagiazô) ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário