sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Por que Devemos Abençoar e não Maldizer?


1 – eulogeo (grego) – abençoar, bendizer, falar bem de

Mateus 14.19 Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou (eulogeo); e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões.

Mateus 21.9 E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito (eulogeo) o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Mateus 23.39 Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito (eulogeo) aquele que vem em nome do Senhor.

Mateus 25.34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (eulogeo) de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Mateus 26.26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o (eulogeo), o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

Marcos 6.41 E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou (eulogeo); partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos.

Marcos 8.7 Tinham também alguns peixinhos, os quais ele abençoou (eulogeo), e mandou que estes também fossem distribuídos.

Marcos 10.16 E, tomando-as nos seus braços, as abençoou (eulogeo), pondo as mãos sobre elas.

Marcos 11.9 E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! bendito (eulogeo) o que vem em nome do Senhor!

Marcos 11.10 Bendito (eulogeo) o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!

Marcos 14.22 Enquanto comiam, Jesus tomou pão e, abençoando-o (eulogeo), o partiu e deu-lho, dizendo: Tomai; isto é o meu corpo.

Lucas 1.42 e exclamou em alta voz: Bendita (eulogeo) és tu entre as mulheres, e bendito (eulogeo) é o fruto do teu ventre!

Lucas 1.64 Imediatamente a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; louvando (eulogeo) a Deus.

Lucas 2.28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou (eulogeo) a Deus, e disse:

Lucas 2.34 E Simeão os abençoou (eulogeo), e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição,

Lucas 6.28 bendizei (eulogeo) aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Lucas 9.16 E tomando Jesus os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, os abençoou (eulogeo) e partiu, e os entregava aos seus discípulos para os porem diante da multidão.

Lucas 13.35 Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito (eulogeo) aquele que vem em nome do Senhor.

Lucas 19.38 dizendo: Bendito (eulogeo) o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.

Lucas 24.30 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou (eulogeo); e, partindo-o, lho dava.

Lucas 24.50 Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou (eulogeo).

Lucas 24.51 E aconteceu que, enquanto os abençoava (eulogeo), apartou-se deles; e foi elevado ao céu.

Lucas 24.53 e estavam continuamente no templo, bendizendo (eulogeo) a Deus.

João 12.13 tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o rei de Israel!

Atos 3.26 Deus suscitou a seu Servo, e a vós primeiramente vo-lo enviou para que vos abençoasse (eulogeo), desviando-vos, a cada um, das vossas maldades.

Romanos 12.14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai (eulogeo), e não amaldiçoeis;

I Corintios 4.12 e nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos; somos injuriados, e bendizemos (eulogeo); somos perseguidos, e o suportamos;

I Corintios 10.16 Porventura o cálice de bênção (eulogeo) que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

I Corintios 14.16 De outra maneira, se tu bendisseres (eulogeo) com o espírito, como dirá o amém sobre a tua ação de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?

Gálatas 3.9 De modo que os que são da fé são abençoados (eulogeo) com o crente Abraão.

Efésios 1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Hebreus 6.14 dizendo: Certamente te abençoarei (eulogeo), e grandemente te multiplicarei.

Hebreus 7.1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou (eulogeo),

Hebreus 7.6 mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou (eulogeo) ao que tinha as promessas.

Hebreus 7.7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado (eulogeo) pelo maior.

Hebreus 11.20 Pela fé Isaque abençoou (eulogeo) Jacó e a Esaú, no tocante às coisas futuras.

Hebreus 11.21 Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou (eulogeo) cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.

Tiago 3.9 Com ela bendizemos (eulogeo) ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

I Pedro 3.9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo (eulogeo); porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.


2 – eulogia (grego) – bênção, beneficio, o efeito d0 abençoar

Romanos 15.29 E bem sei que, quando for visitar-vos, chegarei na plenitude da bênção (eulogia) de Cristo.

I Corintios 10.16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

II Corintios 9.5 Portanto, julguei necessário exortar estes irmãos que fossem adiante ter convosco, e preparassem de antemão a vossa beneficência (eulogia), já há tempos prometida, para que a mesma esteja pronta como beneficência (eulogia) e não como por extorsão.

II Corintios 9.6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância (eulogia), em abundância (eulogia) também ceifará,

Gálatas 3.14 para que aos gentios viesse a bênção (eulogia) de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.

Efésios 1.3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos (eulogia) espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Hebreus 6.7 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção (eulogia) da parte de Deus;

Hebreus 12.17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção (eulogia), foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas.

Tiago 3.10 Da mesma boca procede bênção (eulogia) e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.

I Pedro 3.9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção (eulogia).

Apocalipse 5.12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor (eulogia).

Apocalipse 5.13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor (eulogia), e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:

Apocalipse 7.12 dizendo: Amém. Louvor (eulogia), e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.


3 – barak  (hebraico) – abençoar, bendizer, falar bem de

Gênesis 1.22 Então Deus os abençoou (barak), dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

Gênesis 1.28 Então Deus os abençoou (barak) e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

Gênesis 2.3 Abençoou (barak) Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

Gênesis 5.2 Homem e mulher os criou; e os abençoou (barak), e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados.

Gênesis 9.1 Abençoou (barak) Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.

Gênesis 9.26 Disse mais: Bendito s(barak) eja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Gênesis 12.2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei (barak), e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.

Gênesis 12.3 Abençoarei (barak) aos que te abençoarem (barak), e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas (barak) todas as famílias da terra.

Gênesis 14.19 e abençoou (barak) a Abrão, dizendo: bendito (barak) seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!

Gênesis 14.20 E bendito (barak) seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Gênesis 17.16 Abençoá-la-ei (barak), e também dela te darei um filho; sim, abençoá-la-ei (barak), e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela.

Gênesis 17.20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado (barak), e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.

Gênesis 18.18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas (barak) todas as nações da terra?

Gênesis 22.17  visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e por meio dele serão benditas (barak) todas as nações da terra?

Gênesis 22.18 e em tua descendência serão benditas (barak) todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Gênesis 24.1 Ora, Abraão era já velho e de idade avançada; e em tudo o Senhor o havia abençoado (barak).

Gênesis 24.27 e disse: Bendito (barak) seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou do meu senhor a sua benevolência e a sua verdade; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.

Gênesis 24.31 E disse: Entra, bendito (barak) do Senhor; por que estás aqui fora? pois eu já preparei a casa, e lugar para os camelos.

Gênesis 24.35 O Senhor tem abençoado (barak) muito ao meu senhor, o qual se tem engrandecido; deu-lhe rebanhos e gado, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos.

Gênesis 24.48 e, inclinando-me, adorei e bendisse (barak) ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido pelo caminho direito para tomar para seu filho a filha do irmão do meu senhor.

Gênesis 24.60 e abençoaram (barak) a Rebeca, e disseram-lhe: Irmã nossa, sê tu a mãe de milhares de miríades, e possua a tua descendência a porta de seus aborrecedores!
Gênesis 25.11 Depois da morte de Abraão, Deus abençoou (barak) a Isaque, seu filho; e habitava Isaque junto a Beer-Laai-Rói.

Gênesis 26.3 peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei (barak); porque a ti, e aos que descenderem de ti, darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que fiz a Abraão teu pai;

Gênesis 26.4 e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e lhe darei todas estas terras; e por meio dela serão benditas (barak) todas as nações da terra;

Gênesis 26.12 Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano colheu o cêntuplo; e o Senhor o abençoou (barak).

Gênesis 26.24 E apareceu-lhe o Senhor na mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e te abençoarei (barak) e multiplicarei a tua descendência por amor do meu servo Abraão.

Gênesis 26.29 que não nos farás mal, assim como nós não te havemos tocado, e te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito (barak) do Senhor.

Gênesis 27.4 e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe (barak), antes que morra.

Gênesis 27.7 Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe (barak) diante do Senhor, antes da minha morte.

Gênesis 27.10 e levá-lo-ás a teu pai, para que o coma, a fim de te abençoar (barak) antes da sua morte.

Gênesis 27.19 Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te, pois, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe (barak).

Gênesis 27.23 E não o reconheceu, porquanto as suas mãos estavam peludas, como as de Esaú seu irmão; e abençoou-o (barak).

Gênesis 27.25 Disse-lhe então seu pai: Traze-mo, e comerei da caça de meu filho, para que a minha alma te abençoe (barak): E Jacó lho trouxe, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu.

Gênesis 27.27 E ele se aproximou e o beijou; e seu pai, sentindo-lhe o cheiro das vestes o abençoou (barak), e disse: Eis que o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou (barak).

Gênesis 27.29 sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; sejam malditos os que te amaldiçoarem, e benditos (barak) sejam os que te abençoarem (barak).

Gênesis 27.30 Tão logo Isaque acabara de abençoar (barak) a Jacó, e este saíra da presença de seu pai, chegou da caça Esaú, seu irmão;

Gênesis 27.31 e fez também ele um guisado saboroso e, trazendo-o a seu pai, disse-lhe: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que a tua alma me abençoe (barak).

Gênesis 27.33 Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o (barak), e ele será bendito (barak).

Gênesis 27.34 Esaú, ao ouvir as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me (barak) também a mim, meu pai!

Gênesis 27.38 Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me (barak) também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.

Gênesis 27.41 Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado (barak), e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão.

Gênesis 28.1 Isaque, pois, chamou Jacó, e o abençoou (barak), e ordenou-lhe, dizendo: Não tomes mulher dentre as filhas de Canaã.

Gênesis 28.3 Deus Todo-Poderoso te abençoe (barak), te faça frutificar e te multiplique, para que venhas a ser uma multidão de povos; seu

Gênesis 28.6 Ora, viu Esaú que Isaque abençoara (barak) a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar de lá mulher para si, e que, abençoando-o (barak), lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher dentre as filhas de Canaã,

Gênesis 28.14 e a tua descendência será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, para o oriente, para o norte e para o sul; por meio de ti e da tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.

Gênesis 30.27 Labão lhe respondeu: Se tenho achado graça aos teus olhos, fica comigo; pois tenho percebido que o Senhor me abençoou (barak) por amor de ti.

Gênesis 30.30 Porque o pouco que tinhas antes da minha vinda tem se multiplicado abundantemente; e o Senhor te tem abençoado (barak) por onde quer que eu fui. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?

Gênesis 31.55 Levantou-se Labão de manhã cedo, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou (barak); e, partindo, voltou para o seu lugar.

Gênesis 32.26 Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares (barak).

Gênesis 32.29 Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou (barak).

Gênesis 35.9 Apareceu Deus outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou (barak).

Gênesis 39.5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou (barak) a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.

Gênesis 47.7 Também José introduziu a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou (barak)  a Faraó.

Gênesis 47.10 E Jacó abençoou (barak) a Faraó, e saiu da sua presença.

Gênesis 48.3 E disse Jacó a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou (barak),

Gênesis 48.9 Respondeu José a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. Continuou Israel: Traze-mos aqui, e eu os abençoarei (barak).

Gênesis 48.16 o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe (barak) estes mancebos, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pois Abraão e Isaque; e multipliquem-se abundantemente no meio da terra.

Gênesis 48.20 Assim os abençoou (barak) naquele dia, dizendo: Por ti Israel abençoará (barak) e dirá: Deus te faça como Efraim e como Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.

Gênesis 49.25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara (barak), com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

Gênesis 49.28 Todas estas são as doze tribos de Israel: e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou (barak); a cada um deles abençoou (barak) segundo a sua bênção.

Êxodo 12.32 Levai também convosco os vossos rebanhos e o vosso gado, como tendes dito; e ide, e abençoai-me (barak) também a mim.

Êxodo 18.10 e disse: Bendito (barak) seja o Senhor, que vos livrou da mão dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou o povo de debaixo da mão dos egípcios.

Êxodo 20.Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou (barak) o dia do sábado, e o santificou.

Êxodo 20.24 um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei (barak).

Êxodo 23.25 Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará (barak) o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

Êxodo 39.43 Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou (barak).

Levítico 9.22 Depois Arão, levantando as mãos para o povo, o abençoou (barak) e desceu, tendo acabado de oferecer a oferta pelo pecado, o holocausto e as ofertas pacíficas.

Levítico 9.23 E Moisés e Arão entraram na tenda da revelação; depois saíram, e abençoaram (barak) o povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo,

Números 6.23 Fala a Arão, e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis (barak) os filhos de Israel; dir-lhes-eis:

Números 6.24 O Senhor te abençoe (barak) e te guarde;
25 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.

Números 6.27 Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei (barak).

Números 22.6 Vem pois agora, rogo-te, amaldiçoar-me este povo, pois mais poderoso é do que eu; porventura prevalecerei  (barak) i, de modo que o possa ferir e expulsar da terra; porque eu sei que será abençoado (barak) aquele a quem tu abençoares, e amaldiçoado aquele a quem tu amaldiçoares.

Números 22.12 E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito (barak).

Números 23.11 Então disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoares os meus inimigos, e eis que inteiramente os abençoaste (barak).

Números 23.20 Eis que recebi mandado de abençoar (barak); pois ele tem abençoado (barak), e eu não o posso revogar.

Números 23.25 Então Balaque disse a Balaão: Nem o amaldiçoes, nem tampouco o abençoes (barak):

Números 24.1 Vendo Balaão que parecia bem aos olhos do Senhor que abençoasse (barak) a Israel, não foi, como era costume, ao encontro dos encantamentos, mas voltou o rosto para o deserto.

Números 24.9 Agachou-se, deitou-se como leão, e como leoa; quem o despertará? Benditos (barak) os que te abençoarem (barak), e malditos os que te amaldiçoarem.

Números 24.10 Pelo que a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, e batendo ele as palmas, disse a Balaão: Para amaldiçoares os meus inimigos é que te chamei; e eis que já três vezes os abençoaste (barak).

Deuteronômio 1.11 O Senhor Deus de vossos pais vos faça mil vezes mais numerosos do que sois; e vos abençoe (barak), como vos prometeu.

Deuteronômio 2.7 Pois o Senhor teu Deus te há abençoado (barak) em toda obra das tuas mãos; ele tem conhecido o teu caminho por este grande deserto; estes quarenta anos o Senhor teu Deus tem estado contigo; nada te há faltado.

Deuteronômio 7.13 ele te amará, te abençoará (barak) e te fará multiplicar; abençoará (barak) o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria.

Deuteronômio 7.14 Bendito (barak) serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.

Deuteronômio 8.10 Comerás, pois, e te fartarás, e louvarás (barak) ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.

Deuteronômio 10.8 Por esse tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca do pacto do Senhor, para estar diante do Senhor, servindo-o, e para abençoar (barak) em seu nome até o dia de hoje.

Deuteronômio 12.7 e ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis, vós e as vossas casas, em tudo em que puserdes a vossa mão, no que o Senhor vosso Deus vos tiver abençoado (barak).

Deuteronômio 14.24 Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado (barak);

Deuteronômio 14.29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe (barak) em toda obra que as tuas mãos fizerem.

Deuteronômio 15.4 Contudo não haverá entre ti pobre algum (pois o Senhor certamente te abençoará (barak) na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança, para a possuíres),

Deuteronômio 15.6 Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te prometeu; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, porém elas não dominarão sobre ti.

Deuteronômio 15.10 Livremente lhe darás, e não fique pesaroso o teu coração quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará (barak) o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo no que puseres a mão.

Deuteronômio 15.14 liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; conforme o Senhor teu Deus tiver abençoado (barak) te darás.

Deuteronômio 15.18 Não seja duro aos teus olhos de teres de libertá-lo, pois seis anos te prestou serviço equivalente ao dobro do salário dum mercenário; e o Senhor teu Deus te abençoará (barak) em tudo o que fizeres.

Deuteronômio 16.10 Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme o Senhor teu Deus te houver abençoado (barak).

Deuteronômio 16.15 sete dias celebrarás a festa ao Senhor teu Deus, no lugar que o senhor escolher; porque o Senhor teu Deus te há de abençoar (barak) em toda a tua colheita, e em todo trabalho das tuas mãos; pelo que estarás de todo alegre.

Deuteronômio 21.5 Então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem (barak) em nome do Senhor; e segundo a sua sentença se determinará toda demanda e todo ferimento;

Deuteronômio 23.20 Do estrangeiro poderás exigir juros; porém do teu irmão não os exigirás, para que o Senhor teu Deus te abençoe (barak) em tudo a que puseres a mão, na terra à qual vais para a possuíres.

Deuteronômio 24.13 ao pôr do sol, sem falta lhe restituirás o penhor, para que durma na sua roupa, e te abençoe (barak); e isso te será justiça diante do Senhor teu Deus.

Deuteronômio 24.19 Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o órfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe (barak) em todas as obras das tuas mãos.

Deuteronômio 26.15 Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa (barak) o teu povo de Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel.

Deuteronômio 27.12 Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem (barak) o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim;

Deuteronômio 28.3 Bendito (barak) serás na cidade, e bendito s(barak) erás no campo.

Deuteronômio 28.4 Bendito (barak) o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

Deuteronômio 28.5 Bendito (barak) o teu cesto, e a tua amassadeira.

Deuteronômio 28.6 Bendito (barak) serás quando entrares, e bendito (barak) serás quando saíres.

Deuteronômio 28.8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará (barak) na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Deuteronômio 28.12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar (barak) todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

Deuteronômio 29.19 e aconteça que alguém, ouvindo as palavras deste juramento, se abençoe (barak) no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande na teimosia do meu coração para acrescentar à sede a bebedeira.

Deuteronômio 30.16 Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará (barak) na terra em que estás entrando para a possuíres.

Deuteronômio 33.1 Esta é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou (barak) os filhos de Israel antes da sua morte.

Deuteronômio 33.11 Abençoa (barak) o seu poder, ó Senhor, e aceita a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam contra ele e o odeiam, para que nunca mais se levantem.

Deuteronômio 33.13 De José disse: Abençoada (barak) pelo Senhor seja a sua terra, com os mais excelentes dons do céu, com o orvalho, e com as águas do abismo que jaz abaixo;

Deuteronômio 33.20 De Gade disse: Bendito (barak) aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço, e o alto da cabeça.

Deuteronômio 33.24 De Aser disse: Bendito (barak) seja Aser dentre os filhos de Israel; seja o favorecido de seus irmãos; e mergulhe em azeite o seu pé;

Josué 8.33 E todo o Israel, tanto o estrangeiro como o natural, com os seus anciãos, oficiais e juízes, estava de um e de outro lado da arca, perante os levitas sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor; metade deles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, dantes ordenara, para que abençoassem (barak) o povo de Israel.

Josué 14.13 Então Josué abençoou (barak) a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom em herança.

Josué 17.14 Então os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança apenas uma sorte e um quinhão, sendo eu um povo numeroso, porquanto o Senhor até aqui me tem abençoado (barak)?

Josué 22.6 Assim Josué os abençoou (barak), e os despediu; e eles foram para as suas tendas.

Josué 22.7 Ora, Moisés dera herança em Basã à meia tribo de Manassés, porém à outra metade Josué deu herança entre seus irmãos, a oeste do Jordão. E quando Josué os enviou para as suas tendas os abençoou (barak).

Josué 24.10 porém eu não quis ouvir a Balaão; pelo que ele vos abençoou (barak); e eu vos livrei da sua mão.

Juízes 5.9 Meu coração inclina-se para os guias de Israel, que voluntariamente se ofereceram entre o povo. Bendizei (barak) ao Senhor.

Juízes 5.24 Bendita (barak) entre todas as mulheres será Jael, mulher de Heber, o queneu; bendita (barak) será entre as mulheres nômades.

Juízes 13.24 Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou (barak).

Juízes 17.2 Disse este a sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e acerca das quais também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo, eu o tomei. Então disse sua mãe: Bendito (barak) do Senhor seja meu filho!

Rute 2.4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe (barak).

Rute 2.19 Ao que lhe perguntou sua sogra: Onde respigaste hoje, e onde trabalhaste? Bendito  (barak) seja aquele que fez caso de ti. E ela relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.

Rute 2.20 Disse Noemi a sua nora: Bendito (barak) seja ele do Senhor, que não tem deixado de misturar a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é parente nosso, um dos nossos remidores.

Rute 3.10 Então disse ele: Bendita (barak) sejas tu do Senhor, minha filha; mostraste agora mais bondade do que dantes, visto que após nenhum mancebo foste, quer pobre quer rico.

Rute 4.14 Disseram então as mulheres a Noêmi: Bendito (barak) seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel.

I Samuel 2.20 Então Eli abençoava (barak) a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê desta mulher descendência, pelo empréstimo que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar.

I Samuel 9.13 Entrando vós na cidade, logo o achareis, antes que ele suba ao alto para comer; pois o povo não comerá até que ele venha, porque ele é o que abençoa (barak) o sacrifício, e depois os convidados comem. Subi agora, porque a esta hora o achareis.

I Samuel 15.13 Veio, pois, Samuel ter com Saul, e Saul lhe disse: Bendito (barak) sejas do Senhor; já cumpri a palavra do Senhor.

I Samuel 23.21 Então disse Saul: Benditos (barak) sejais vós do Senhor, porque vos compadecestes de mim:

I Samuel 25.32 Ao que Davi disse a Abigail: Bendito (barak) seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro!

I Samuel 25.33 E bendito (barak) seja o teu conselho, e bendita (barak) sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão!

I Samuel 25.39 Quando Davi ouviu que Nabal morrera, disse: Bendito (barak) seja o Senhor, que me vingou da afronta que recebi de Nabal, e deteve do mal a seu servo, fazendo cair a maldade de Nabal sobre a sua cabeça. Depois mandou Davi falar a Abigail, para tomá-la por mulher.

I Samuel 26.25 Então Saul disse a Davi: Bendito (barak) sejas tu, meu filho Davi, pois grandes coisas farás e também certamente prevalecerás. Então Davi se foi o seu caminho e Saul voltou para o seu lugar.

II Samuel 2.5 Pelo que Davi enviou mensageiros aos homens de Jabes-Gileade, a dizer-lhes: Benditos (barak) do Senhor sejais vós, que fizestes tal benevolência, sepultando a Saul, vosso senhor!

II Samuel 6.11 E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou (barak) e a toda a sua casa.

II Samuel 6.12 Então informaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou (barak) a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com

II Samuel 6.18 Quando Davi acabou de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou (barak) o povo em nome do Senhor dos exércitos.

II Samuel 6.20 Então Davi voltou para abençoar (barak) a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se

II Samuel 7.29 Sê, pois, agora servido de abençoar (barak) a casa do teu servo, para que subsista para sempre diante de ti; pois tu, ó Senhor Jeová, o disseste; e com a tua bênção a casa do teu servo será, abençoada (barak) para sempre.

II Samuel 14.22 Então Joabe se prostrou com o rosto em terra e, fazendo uma reverência, abençoou (barak) o rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo.

II Samuel 18.28 Gritou, pois, Aimaaz, e disse ao rei: Paz! E inclinou-se ao rei com o rosto em terra, e disse: Bendito (barak) seja o Senhor teu Deus, que entregou os homens que levantaram a mão contra o rei meu senhor.

II Samuel 19.39 Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e tendo passado também o rei, beijou o rei a Barzilai, e o abençoou (barak); e este voltou para o seu lugar.

II Samuel 21.3 perguntou, pois, Davi aos gibeonitas: Que quereis que eu vos faça. e como hei de fazer expiação, para que abençoeis (barak) a herança do Senhor?

II Samuel 22.47 O Senhor vive; bendita (barak) seja a minha rocha, e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação,

I Reis 1.47 Além disso os servos do rei vieram abençoar (barak) o nosso senhor, o rei Davi, dizendo: Faça teu Deus o nome de Salomão mais célebre do que o teu nome, e faça o seu trono maior do que o teu trono. E o rei se inclinou no leito.

I Reis 1.48 Também assim falou o rei: Bendito (barak) o Senhor Deus de Israel, que hoje tem dado quem se assente no meu trono, e que os meus olhos o vissem.

I Reis 2.45 Mas o rei Salomão será abençoado (barak), e o trono de Davi será confirmado perante o Senhor para sempre:

I Reis 5.7 Quando Hirão ouviu as palavras de Salomão, muito se alegrou, e disse: Bendito (barak) seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo.

I Reis 8.14 Então o rei virou o rosto, e abençoou (barak) toda a congregação de Israel; e toda a congregação ficou em pe.

I Reis 8.15 E disse Salomão: Bendito (barak) seja e Senhor, Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão cumpriu a palavra que disse:

I Reis 8.55 pôs-se em pé, e abençoou (barak) em alta voz a toda a congregação de Israel, dizendo:

I Reis 8.56 Bendito (barak) seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; não falhou nem sequer uma de todas as boas palavras que falou por intermédio de Moisés, seu servo.

I Reis 8.66 E no oitavo dia despediu o povo, e todos bendisseram (barak) ao rei; então se foram às suas tendas, alegres e de coração contente, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.

I Reis 10.9 Bendito (barak) seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel! Porquanto o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para executares juízo e justiça.

I Crônicas 13.14 Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a (barak) casa de Obede-Edom, e tudo o que lhe pertencia.

I Crônicas 16.2 Tendo Davi acabado de oferecer os holocaustos e sacrifícios pacíficos, abençoou (barak) o povo em nome do Senhor.

I Crônicas 16.36 Bendito (barak) seja o Senhor Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Então todo o povo disse: Amém! e louvou ao Senhor.

I Crônicas 16.43 Então todo o povo se retirou, cada um para a sua casa; e Davi voltou para abençoar (barak) a sua casa.

I Crônicas 17.27 E agora foste servido abençoar (barak) a casa do teu servo, para que permaneça para sempre diante de ti; porque tu, Senhor, a abençoaste (barak), ficará abençoada (barak) para sempre.

I Crônicas 23.13 Os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado para consagrar as coisas santíssimas, ele e seus filhos, eternamente para queimarem incenso diante do Senhor, e o servirem, e pronunciarem bençãos (barak) em nome de Deus para sempre.

I Crônicas 26.5 Amiel o sexto, Issacar o sétimo, Peuletai o oitavo; porque Deus o tinha abençoado (barak).

I Crônicas 29.10 Pelo que Davi bendisse (barak) ao Senhor na presença de toda a congregação, dizendo: Bendito (barak) és tu, ó Senhor, Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.

I Crônicas 29.20 Então disse Davi a toda a congregação: Bendizei (barak) ao Senhor vosso Deus! E toda a congregação bendisse (barak) ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se e prostraram-se perante a Senhor e perante o rei.

II Crônicas 2.12 Disse mais Hurão: Bendito (barak) seja o Senhor Deus de Israel, que fez o céu e a terra, que deu ao rei Davi um filho sábio, de grande prudência e entendimento para edificar uma casa ao Senhor, e uma casa real para si.

II Crônicas 6.3 Então o rei virou o rosto e abençoou (barak) toda a congregação de Israel; e toda a congregação estava em pé.

II Crônicas 6.4 E ele disse: Bendito (barak) seja o Senhor Deus de Israel, que pelas suas mãos cumpriu o que falou pela sua boca a Davi, meu pai, dizendo:

II Crônicas 9.8 Bendito (barak) seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti, colocando-te sobre o seu trono, para ser rei pelo Senhor teu Deus! Porque teu Deus amou a Israel, para o estabelecer perpetuamente, por isso te constituiu rei sobre eles, para executares juízo e justiça.

II Crônicas 30.27 Então os levitas sacerdotes se levantaram e abençoaram (barak) o povo; e a sua voz foi ouvida, porque a sua oração chegou até a santa habitação de Deus, até o céu.

II Crônicas 31.8 Vindo, pois, Ezequias e os príncipes, e vendo aqueles montões, bendisseram (barak)  ao Senhor e ao seu povo Israel.

II Crônicas 31.10 Respondeu-lhe Azarias, o sumo sacerdote, que era da casa de Zadoque, dizendo: Desde que o povo começou a trazer as ofertas para a casa do Senhor, tem havido o que comer e de que se fartar, e ainda nos tem sobejado bastante, porque o Senhor abençoou (barak) ao seu povo; e os sobejos constituem esta abastança.

Esdras 7.27 Bendito (barak) seja o Senhor Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei este desejo de ornar a casa do Senhor, que está em Jerusalém;

Neemias 8.6 Então Esdras bendisse (barak) ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.

Neemias 9.5 E os levitas Jesuá, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei (barak) ao Senhor vosso Deus de eternidade em eternidade. Bendito (barak) seja o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda benção e louvor.

Neemias 11.2 E o povo bendisse (barak) todos os homens que voluntariamente se ofereceram para habitar em Jerusalém.

Jó 1.10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado (barak) a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.

Jó 1.21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito (barak) seja o nome do Senhor.

Jó 31.20 se os seus lombos não me abençoaram (barak), se ele não se aquentava com os velos dos meus cordeiros;

Jó 42.12 E assim abençoou (barak) o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.

Salmo 5.12 Pois tu, Senhor, abençoas (barak) o justo; tu o circundas do teu favor como de um escudo.

Salmo 16.7 Bendigo (barak) ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite.

Salmo 18.46 Vive o Senhor; bendita (barak) seja a minha rocha, e exaltado seja o Deus da minha salvação,

Salmo 26.12 O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações bendirei (barak) ao Senhor.

Salmo 28.6 Bendito (barak) seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.

Salmo 28.9 Salva o teu povo, e abençoa (barak) a tua herança; apascenta-os e exalta-os para sempre.

Salmo 29.11 O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará (barak) o seu povo com paz.

Salmo 31.21 Bendito (barak) seja o Senhor, pois fez maravilhosa a sua bondade para comigo numa cidade sitiada.

Salmo 34.1 Bendirei (barak) ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.

Salmo 37.22 Pois aqueles que são abençoados (barak) pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.

Salmo 41.13 Bendito (barak) seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade. Amém e amém.

Salmo 45.2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou (barak) para sempre.

Salmo 62.4 Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem (barak), mas no íntimo maldizem.

Salmo 63.4 Assim eu te bendirei (barak) enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

Salmo 65.10 enches d'água os seus sulcos, aplanando-lhes as leivas, amolecendo-a com a chuva, e abençoando (barak) as suas novidades.

Salmo 66.8 Bendizei (barak), povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor;

Salmo 66.20 Bendito (barak) seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem retirou de mim a sua benignidade.

Salmo 67.1 Deus se compadeça de nós e nos abençoe (barak), e faça resplandecer o seu rosto sobre nós,

Salmo 67.6 A terra tem produzido o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado (barak).

Salmo 67.7 Deus nos tem abençoado (barak); temam-no todas as extremidades da terra!

Salmo 68.26 Bendizei (barak) a Deus nas congregações, ao Senhor, vós que sois da fonte de Israel.

Salmo 68.35 Ó Deus, tu és tremendo desde o teu santuário; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo. Bendito (barak) seja Deus!

Salmo 72.15 Viva, pois, ele; e se lhe dê do ouro de Sabá; e continuamente se faça por ele oração, e o bendigam (barak) em todo o tempo.

Salmo 72.17 Permaneça o seu nome eternamente; continue a sua fama enquanto o sol durar, e os homens sejam abençoados (barak) nele; todas as nações o chamem bem-aventurado.

Salmo 72.18 Bendito (barak) seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que faz maravilhas.

Salmo 89.52 Bendito (barak) seja o Senhor para sempre. Amém e amém.

Salmo 96.2 Cantai ao Senhor, bendizei (barak) o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação.

Salmo 100.4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei (barak) o seu nome.

Salmo 103.1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga (barak) o seu santo nome.

Salmo 103.2 Bendize (barak), ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.

Salmo 103.20 Bendizei (barak) ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!

Salmo 103.21 Bendizei (barak) ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!

Salmo 103.22 Bendizei (barak) ao Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio! Bendizei (barak), ó minha alma ao Senhor!

Salmo 104.1 Bendize (barak), ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade,

Salmo 104.35 Sejam extirpados da terra os pecadores, e não subsistam mais os ímpios. Bendize (barak), ó minha alma, ao Senhor. Louvai ao Senhor.

Salmo 106.48 Bendito (barak) seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade em eternidade! E diga todo o povo: Amém. Louvai ao Senhor.

Salmo 107.38 Ele os abençoa (barak), de modo que se multiplicam sobremaneira; e não permite que o seu gado diminua.

Salmo 109.28 Amaldiçoem eles, mas abençoa (barak) tu; fiquem confundidos os meus adversários; mas alegre-se o teu servo!

Salmo 112.2 A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada (barak).

Salmo 113.2 Bendito (barak) seja o nome do Senhor, desde agora e para sempre.

Salmo 115.13 abençoará (barak) os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes.

Salmo 115.15 Sede vós benditos (barak) do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmo 115.18 nós, porém, bendiremos (barak) ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor.

Salmo 118.26 Bendito aquele que vem em nome do Senhor; da casa do Senhor vos bendizemos (barak).

Salmo 119.12 Bendito (barak) és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.

Salmo 124.6 Bendito (barak) seja o Senhor, que não nos entregou, como presa, aos dentes deles.

Salmo 128.4 Eis que assim será abençoado (barak) o homem que teme ao Senhor.

Salmo 128.5 De Sião o Senhor te abençoará (barak); verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,

Salmo 129.8 nem dizem os que passam: A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos (barak) em nome do Senhor.

Salmo 132.15 Abençoarei (barak) abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.

Salmo 134.1 Eis aqui, bendizei (barak) ao Senhor, todos vós, servos do Senhor, que de noite assistis na casa do Senhor.

Salmo 134.2 Erguei as mãos para o santuário, e bendizei (barak) ao Senhor.

Salmo 134.3 Desde Sião te abençoe (barak) o Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmo 135.19 Ó casa de Israel, bendizei ao Senhor; ó casa de Arão, bendizei ao Senhor;

Salmo 135.20 ó casa de Levi, bendizei (barak) ao Senhor; vós, os que temeis ao Senhor, bendizei (barak) ao Senhor.

Salmo 135.21 Desde Sião seja bendito (barak) o Senhor, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor.

Salmo 144.1 Bendito (barak) seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;

Salmo 145.1 Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu; e bendirei (barak) o teu nome pelos séculos dos séculos.

Salmo 145.2 Cada dia te bendirei (barak), e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos.

Salmo 145.10 Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, e os teus santos te bendirão (barak).

Salmo 145.21 Publique a minha boca o louvor do Senhor; e bendiga (barak) toda a carne o seu santo nome para todo o sempre.

Salmo 147.13 Porque ele fortalece as trancas das tuas portas; abençoa (barak) aos teus filhos dentro de ti.

Provérbios 3.33 A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas ele abençoa (barak) a habitação dos justos.

Provérbios 5.18 Seja bendito (barak) o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade.

Provérbios 20.21 A herança que no princípio é adquirida às pressas, não será abençoada (barak) no seu fim.

Provérbios 22.9 Quem vê com olhos bondosos será abençoado (barak); porque dá do seu pão ao pobre.

Provérbios 27.14 O que bendiz (barak) ao seu vizinho em alta voz, logo de manhã, por maldição lhe atribuem o que faz.

Provérbios 30.11 Há gente que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz (barak) a sua mãe.

Isaías 19.25 porquanto o Senhor dos exércitos os tem abençoado (barak), dizendo: Bem-aventurado (barak) seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança.

Isaías 51.2 Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque ainda quando ele era um só, eu o chamei, e o abençoei (barak) e o multipliquei.

Isaías 61.9 E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita (barak) do Senhor.

Isaías 65.16 De sorte que aquele que se bendisser (barak) na terra será bendito (barak) no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas, e estão escondidas dos meus olhos.

Isaías 65.23 Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos (barak) do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.

Isaías 66.3 Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro, como o que quebra o pescoço a um cão; quem oferece uma oblação, como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso, como o que bendiz (barak) a um ídolo. Porquanto eles escolheram os seus próprios caminhos, e tomam prazer nas suas abominações,

Jeremias 4.2 e se jurares: Como vive o Senhor, na verdade, na justiça e na retidão; então nele se bendirão (barak) as nações, e nele se gloriarão.

Jeremias 17.7 Bendito (barak) o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.

Jeremias 20.14 Maldito o dia em que nasci; não seja bendito (barak) o dia em que minha mãe me deu à luz.

Jeremias 31.23 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá, e nas suas cidades, quando eu acabar o seu cativeiro: O Senhor te abençoe (barak), ó morada de justiça, ó monte de santidade!

Ezequiel 3.12 Então o Espírito me levantou, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que dizia: Bendita (barak) seja a glória do Senhor, desde o seu lugar.

Ageu 2.19 Está ainda semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar (barak).

Zacarias 11.5 cujos compradores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado (barak) seja o Senhor, porque hei enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas.


4 – (berakah) (hebraico) – bênção, presente, o efeito do abençoar

Gênesis 12.2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção (berakah).

Gênesis 27.12 Porventura meu pai me apalpará e serei a seus olhos como enganador; assim trarei sobre mim uma maldição, e não uma bênção (berakah).

Gênesis 27.35 Respondeu Isaque: Veio teu irmão e com sutileza tomou a tua bênção (berakah).

Gênesis 27.38 Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção (berakah), meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.

Gênesis 27.41 Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção (berakah) com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão.

Gênesis 28.4 e te dê a bênção (berakah) de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que herdes a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.

Gênesis 33.11 Aceita, peço-te, o meu presente (berakah), que eu te trouxe; porque Deus tem sido bondoso para comigo, e porque tenho de tudo. E insistiu com ele, e ele o aceitou.

Gênesis 39.5 Desde que o pôs como mordomo sobre a sua casa e sobre todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção (berakah) do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.

Gênesis 49.25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos (berakah) dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

Gênesis 49.26 As bênçãos (berakah) de teu pai excedem as bênçãos (berakah) dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos.

Gênesis 49.28 Todas estas são as doze tribos de Israel: e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção (berakah).

Êxodo 32.29 Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai-vos hoje ao Senhor; porque cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão; para que o Senhor vos conceda hoje uma bênção (berakah).

Levítico 25.21 então eu mandarei a minha bênção (berakah) sobre vós no sexto ano, e a terra produzirá fruto bastante para os três anos.

Deuteronômio 11.26 Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção (berakah) e a maldição:

Deuteronômio 11.27 A bênção (berakah), se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno;

Deuteronômio 11.29 Ora, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra a que vais para possuí-la, pronunciarás a bênção (berakah) sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.

Deuteronômio 12.15 Todavia, conforme todo o teu desejo, poderás degolar, e comer carne dentro das tuas portas, segundo a bênção (berakah) do Senhor teu Deus que ele te houver dado; tanto o imundo como o limpo comerão dela, como da gazela e do veado;

Deuteronômio 16.17 cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção (berakah)  que o Senhor teu Deus lhe houver dado.

Deuteronômio 23.5 Contudo o Senhor teu Deus não quis ouvir a Balaão, antes trocou-te a maldição em bênção (berakah); porquanto o Senhor teu Deus te amava.

Deuteronômio 28.2 e todas estas bênçãos (berakah) virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:

Deuteronômio 28.8 O Senhor mandará que a bênção (berakah) esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Deuteronômio 30.1 Quando te sobrevierem todas estas coisas, a bênção (berakah) ou a maldição, que pus diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações para onde o Senhor teu Deus te houver lançado,

Deuteronômio 30.19 O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção (berakah) e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Deuteronômio 33.1 Esta é a bênção (berakah) com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.

Deuteronômio 33.23 De Naftali disse: ç Naftali, saciado de favores, e farto da bênção (berakah) do Senhor, possui o lago e o sul.

Josué 8.34 Depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção (berakah) e a maldição, conforme tudo o que está escrito no livro da lei.

Josué 15.19 Respondeu ela: Dá-me um presente (berakah); porquanto me deste terra no Negebe, dá-me também fontes d'água. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

Juízes 1.15 Ela lhe respondeu: Dá-me um presente (berakah); porquanto me deste uma terra no Negebe, dá-me também fontes d'água. Deu-lhe, pois, Calebe as fontes superiores e as fontes inferiores.

I Samuel 25.27 Aceita agora este presente (berakah) que a tua serva trouxe a meu senhor; seja ele dado aos mancebos que seguem ao meu senhor.

I Samuel 30.26 Quando Davi chegou a Ziclague, enviou do despojo presente aos anciãos de Judá, seus amigos, dizendo: Eis aí para vós um presente (berakah) do despojo dos inimigos do Senhor;

II Samuel 7.29 Sê, pois, agora servido de abençoar a casa do teu servo, para que subsista para sempre diante de ti; pois tu, ó Senhor Jeová, o disseste; e com a tua bênção (berakah) a casa do teu servo será, abençoada para sempre.

II Reis 5.15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente (berakah).

Neemias 9.5 E os levitas Jesuá, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram: Levantai-vos, bendizei ao Senhor vosso Deus de eternidade em eternidade. Bendito seja o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda benção (berakah) e louvor.

Neemias 13.2 porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água, mas contra eles assalariaram Balaão para os amaldiçoar; contudo o nosso Deus converteu a maldição em benção (berakah).

Jó 29.13 A bênção (berakah) do que estava a perecer vinha sobre mim, e eu fazia rejubilar-se o coração da viúva.

Salmo 3.8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção (berakah).

Salmo 21.3 Pois o proveste de bênçãos (berakah) excelentes; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.

Salmo 24.5 Este receberá do Senhor uma bênção (berakah), e a justiça do Deus da sua salvação.

Salmo 37.26 Ele é sempre generoso, e empresta, e a sua descendência é abençoada (berakah).

Salmo 84.6 Passando pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos (berakah).

Salmo 109.17 Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha! Como não desejou a bênção (berakah), que ela se afaste dele!

Salmo 129.8 nem dizem os que passam: A bênção (berakah) do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor.

Salmo 133.3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção (berakah), a vida para sempre.

Provérbios 10.6 Bênçãos (berakah) caem sobre a cabeça do justo; porém a boca dos ímpios esconde a violência.

Provérbios 10.7 A memória do justo é abençoada (berakah); mas o nome dos ímpios apodrecerá.

Provérbios 10.22 A bênção (berakah) do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma.

Provérbios 11.26 Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa; mas bênção (berakah) haverá sobre a cabeça do que o vende.

Provérbios 24.25 mas para os que julgam retamente haverá delícias, e sobre eles virá copiosa bênção (berakah).

Provérbios 28.20 O homem fiel gozará de abundantes bênção (berakah) s; mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune.

Isaías 19.24 Naquele dia Israel será o terceiro com os egipcios e os assirios, uma benção (berakah) no meio da terra;

Isaías 44.3 Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção (berakah) sobre a tua descendência;

Isaías 65.8 Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção (berakah) nele; assim farei por amor de meus servos, para que eu não os destrua a todos.

Ezequiel 34.26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção (berakah); e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos (berakah) serão.

Ezequiel 44.30 Igualmente as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda oblação de tudo, de todas as vossas oblações, serão para os sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para fazer repousar uma bênção (berakah) sobre a vossa casa.

Joel 2.14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção (berakah), em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus?

Zacarias 8.13 E há de suceder, ó casa de Judá, e ó casa de Israel, que, assim como éreis uma maldição entre as nações, assim vos salvarei, e sereis uma bênção (berakah); não temais, mas sejam fortes as vossas mãos.

Malaquias 2.2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos (berakah); e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração.

Malaquias 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção (berakah), que dela vos advenha a maior abastança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário