sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Renovação da Mente


1 – Logikos – racional, razoável, da palavra

Romanos 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Logikos).

I Pedro 2.2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite da palavra (Logikos), para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,


2 – Metamorfoo – transformar, mudar, transfigurar

Mateus 17.2 E foi transfigurado (Metamorfoo) diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.

Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos (Metamorfoo) pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2 Coríntios 3.18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados (Metamorfoo), de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.


3 – Nous – mente, intelecto, entendimento, pensamento

Lucas 24.45 Então, lhes abriu o entendimento (Nous) para compreenderem as Escrituras;

Romanos 1.28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental (Nous) reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,

Romanos 7.23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente (Nous), me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.

Romanos 7.25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente (Nous), sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

Romanos 11.34 Quem, pois, conheceu a mente (Nous) do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente (Nous), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 14.5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente (Nous).

I Coríntios 1.10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental (Nous) e no mesmo parecer.

I Coríntios 2.16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente (Nous) de Cristo.

I Coríntios 14.14 Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas a minha mente (Nous) fica infrutífera.

I Coríntios 14.15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente (Nous); cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.

I Coríntios 14.19 Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento (Nous), para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua.

Efésios 4.17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos (Nous),

Efésios 4.22, 23 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento (Nous),

Filipenses 4.7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento (Nous), guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Colossenses 2.18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente (Nous) carnal,

2 Tessalonicenses 2.1,2 Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente (Nous), com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.

I Timóteo 6.5 altercações sem fim, por homens cuja mente (Nous) é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.

2 Timóteo 3.7,8 que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente (Nous), réprobos quanto à fé;

Tito 1.15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente (Nous) como a consciência deles estão corrompidas.


4 – Dianoia – mente, entendimento, pensamento

Mateus 22.37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento (Dianoia).

Lucas 1.51 Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos (Dianoia) soberbos.

Efésios 1.18 iluminados os olhos da vossa mente (Dianoia), para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos

Efésios 2.3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Dianoia); e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Efésios 4.18 obscurecidos de entendimento (Dianoia), alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,

Colossenses 1.21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento (Dianoia) pelas vossas obras malignas,

Hebreus 8.10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente (Dianoia) imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Hebreus 10.16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente (Dianoia) as inscreverei,

I Pedro 1.13 Por isso, cingindo o vosso entendimento (Dianoia), sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

2 Pedro 3.1 Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente (Dianoia) esclarecida,

I João 5.20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento (Dianoia) para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.


5 – Anakainosis - renovação

Romanos 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação (Anakainosis) da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Tito 3.5 não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador (Anakainosis) do Espírito Santo,


6 – Latreia – adoração, culto, serviço, ministração

João 16.2 Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto (Latreia) a Deus.

Romanos 9.4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto (Latreia) e as promessas;

Romanos 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto (Latreia) racional.

Hebreus 9.1 Ora, a primeira aliança também tinha preceitos de serviço (Latreia) sagrado e o seu santuário terrestre.

Hebreus 9.6 Ora, depois de tudo isto assim preparado, continuamente entram no primeiro tabernáculo os sacerdotes, para realizar os serviços (Latreia) sagrados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário