sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Perseverança, Paciência e Longanimidade


1 – (hupomeno) (grego) – perseverar, permanecer

Mateus 10.22 E sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar  (hupomeno) até o fim, esse será salvo.

Mateus 24.13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Marcos 13.13 E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar (hupomeno) até o fim, esse será salvo.

Atos 17.14 Imediatamente os irmãos fizeram sair a Paulo para que fosse até o mar; mas Silas e Timóteo ficaram (hupomeno) ali.

Romanos 12.12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

I Corintios 13.7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (hupomeno).

II Timóteo 2.10 Por isso, tudo suporto (hupomeno) por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.

II Timoteo 2.12 se perseveramos (hupomeno), com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;

Hebreus 10.32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes (hupomeno) grande combate de aflições;

Hebreus 12.2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou (hupomeno) a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.

Hebreus 12.3 Considerai, pois aquele que suportou (hupomeno) tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.

Hebreus 12.7 É para disciplina que sofreis (hupomeno); Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?

Tiago 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta (hupomeno) a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

Tiago 5.11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram (hupomeno) aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.

I Pedro 2.20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência (hupomeno)? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência (hupomeno), isso é agradável a Deus.


2 – (hupomone) (grego) – perseverança, paciência

Lucas 8.15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança (hupomone).

Lucas 21.19 Pela vossa perseverança (hupomone) ganhareis as vossas almas.

Romanos 2.7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança (hupomone) em fazer o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;

Romanos 5.3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança (hupomone),

Romanos 5.4 e a perseverança (hupomone) a experiência, e a experiência a esperança;

Romanos 8.25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência (hupomone) o aguardamos.

Romanos 15.4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância (hupomone) e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.

Romanos 15.5 Ora, o Deus de constância (hupomone) e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

II Corintios 1.6 Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência (hupomone) as mesmas aflições que nós também padecemos;

II Corintios 6.4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança (hupomone), em aflições, em necessidades, em angústias,

II Corintios 12.12 Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência (hupomone), por sinais, prodígios e milagres.

Colossenses 1.11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança (hupomone) e longanimidade com gozo;

I Tessalonicenses 1.3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza (hupomone) de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,

II Tessalonicenses 1.4 De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância (hupomone) e fé em todas as perseguições e aflições que suportais;

II Tessalonicenses 3.5 Ora, o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus e na constância (hupomone) de Cristo.

I Timóteo 6.11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância (hupomone), a mansidão.

II Timóteo 3.10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança (hupomone),

Tito 2.2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância (hupomone);

Hebreus 10.36 Porque necessitais de perseverança (hupomone), para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

Hebreus 12.1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança (hupomone) a carreira que nos está proposta,

Tiago 1.3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança (hupomone);

Tiago 1.4 e a perseverança (hupomone) tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

Tiago 5.11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência (hupomone) de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.

II Pedro 1.6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança (hupomone), e à perseverança (hupomone) a piedade,

Apocalipse 1.9 Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança (hupomone) em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Apocalipse 2.2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança (hupomone); sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;

Apocalipse 2.3 e tens perseverança (hupomone) e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.

Apocalipse 2.19 Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança (hupomone), e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.

Apocalipse 3.10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança (hupomone), também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

Apocalipse 13.10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança (hupomone) e a fé dos santos.

Apocalipse 14.12 Aqui está a perseverança (hupomone) dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.


3 – makrotumeo  (grego) – ser paciente, ser longânimo

Mateus 18.26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência (makrotumeo) comigo, que tudo te pagarei.

Mateus 18.29 Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência (makrotumeo) comigo, que te pagarei.

Lucas 18.7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo (makrotumeo) para com eles?

I Corintios 13.4 O amor é sofredor (makrotumeo), é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,

I Tessalonicenses 5.14 Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos (makrotumeo) para com todos.

Hebreus 6.15 E assim, tendo Abraão esperado com paciência (makrotumeo), alcançou a promessa.

Tiago 5.7 Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência (makrotumeo), até que receba as primeiras e as últimas chuvas.

Tiago 5.8 Sede vós também pacientes (makrotumeo); fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

II Pedro 3.9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo (makrotumeo) para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.


4 – makrotumia (grego) – paciência, longanimidade

Romanos 2.4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade (makrotumeo), ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?

Romanos 9.22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência (makrotumeo) os vasos da ira, preparados para a perdição;

II Corintios 6.6 na pureza, na ciência, na longanimidade (makrotumeo), na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,

Gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade (makrotumeo), a benignidade, a bondade, a fidelidade.

Efésios 4.2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade (makrotumeo), suportando-vos uns aos outros em amor,

Colossenses 1.11 corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade (makrotumeo) com gozo;

Colossenses 3.12 Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade (makrotumeo),

I Timóteo 1.16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade (makrotumeo), a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna.

II Timóteo 3.10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade (makrotumeo), amor, perseverança,

II Timóteo 4.2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade (makrotumeo) e ensino.

Hebreus 6.12 para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência (makrotumeo) herdam as promessas.

Tiago 5.10 Irmãos, tomai como exemplo de sofrimento e paciência (makrotumeo) os profetas que falaram em nome do Senhor.

I Pedro 3.20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade (makrotumeo) de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água,

II Pedro 3.15 e tende por salvação a longanimidade (makrotumeo) de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;


Um comentário: