1 –egkatreia (grego) – domínio próprio, temperança
Atos 24.25 E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio (egkatreia)
e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e
quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.
Gálatas 5.22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a
longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
Gálatas 5.23 a mansidão, o domínio próprio (egkatreia); contra estas
coisas não há lei.
II Pedro 1.6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio (egkatreia)
a perseverança, e à perseverança a piedade,
2 – epieikes (grego) – moderação
Filipenses 4.5 Seja a vossa moderação (epieikes) conhecida de todos os
homens. Perto está o Senhor.
I Timóteo 3.3 não dado ao vinho, não espancador, mas moderado (epieikes),
inimigo de contendas, não ganancioso;
Tito 3.2 que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados (epieikes),
mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
Tiago 3.17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura,
depois pacífica, moderada (epieikes), tratável, cheia de misericórdia e de bons
frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
I Pedro 2.18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos
senhores, não somente aos bons e moderados (epieikes), mas também aos maus.
3 – (sofronismos) (grego) – moderação, domínio próprio
II Timóteo 1.7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de
poder, de amor e de moderação (sofronismos) .
4 – (sofron) (grego) – temperante, moderado
I Timóteo 3.2 É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível,
marido de uma só mulher, temperante, sóbrio (sofron), ordeiro, hospitaleiro,
apto para ensinar;
Tito 1.8 mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio (sofron), justo,
piedoso, temperante;
Tito 2.2 Exorta os velhos a que sejam temperantes (sofron), sérios,
sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância;
Tito 2.5 a serem moderadas (sofron), castas, operosas donas de casa,
bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja
blasfemada.
5 – egkrates (grego) – moderado, temperado
Tito 1.8 mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso,
temperante (egkrates);
6 – hebraico: arek (tardio, lento); afaim (irar-se) = tardio em se
irar, paciente, que tem domínio próprio
Êxodo 34.6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová,
Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se (arek afaim) e
grande em beneficência e verdade;
Números 14.18 O Senhor é tardio em irar-se (arek afaim), e grande em
misericórdia; perdoa a iniquidade e a transgressão; ao culpado não tem por
inocente, mas visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta
geração.
Neemias 9.17 recusando ouvir-te e não se lembrando das tuas maravilhas,
que fizeste no meio deles; antes endureceram a cerviz e, na sua rebeldia,
levantaram um chefe, a fim de voltarem para sua servidão. Tu, porém, és um Deus pronto para perdoar,
clemente e misericordioso, tardio em irar-te (arek afaim) e grande em
beneficência, e não os abandonaste.
Salmo 86.15 Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo
(arek afaim), e abundante em graça e em fidelidade.
Salmo 103.8 Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se (arek
afaim)
e grande em benignidade.
Salmo 145.8 Bondoso e compassivo é o Senhor, tardio em irar-se, (arek
afaim) e de grande benignidade.
Provérbios 14.29 Quem é tardio em irar-se (arek afaim) é grande em
entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura.
Provérbios 15.18 O homem iracundo suscita contendas; mas o longânimo (arek
afaim) apazigua a luta.
Provérbios 16.32 Melhor é o longânimo (arek afaim) do que o valente; e
o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.
Eclesiastes 7.8 Melhor é o fim duma coisa do que o princípio; melhor é
o paciente (arek afaim)
do que o arrogante.
Jeremias 15.15 Tu, ó Senhor, me conheces; lembra-te de mim, visita-me,
e vinga-me dos meus perseguidores; não me arrebates, por tua longanimidade
(arek afaim). Sabe que por amor de ti tenho sofrido afronta.
Joel 2.13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e
convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo,
tardio em irar-se (arek afaim) e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Jonas 4.2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu
disse, estando ainda na minha terra? Por isso é que me apressei a fugir para
Társis, pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo (arek
afaim) e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Naum 1.3 O Senhor é tardio em irar-se (arek afaim), e de grande poder,
e ao culpado de maneira alguma terá por inocente; o Senhor tem o seu caminho no
turbilhão e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
Excelente trabalho. Estou preparando uma aula sobre a carta de Paulo a Tito e me ajudou muito na elaboração do conteúdo. Obrigada por disponibilizar tanta informação relevante.
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