sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Amigo é Algo Raro e Precioso


1 – sod (hebraico) – intimidade, assembleia, conselho (no sentido de ajuntamento)

Jó 19.19 Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim.
Jó 29.4 como era nos dias do meu vigor, quando o íntimo favor de Deus estava sobre a minha tenda;
Salmo 25.14 A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.
Salmo 55.14 Conservávamos juntos tranquilamente, e em companhia andávamos na casa de Deus.
Salmo 64.2 Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do ajuntamento dos que praticam a iniquidade,
Salmo 83.3 Astutamente formam conselho contra o teu povo, e conspiram contra os teus protegidos.
Salmo 89.7 um Deus sobremodo tremendo na assembleia dos santos, e temível mais do que todos os que estão ao seu redor?
Salmo 111.1 Louvai ao Senhor. De todo o coração darei graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação.
Provérbios 3.32 Porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os retos está o seu segredo.
Provérbios 11.13 O que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio.
Provérbios 15.22 Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.
Jeremias 23.22 Mas se tivessem assistido ao meu concílio, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam desviado do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.
Ezequiel 13.9 E a minha mão será contra os profetas que veem vaidade e que adivinham mentira; não estarão no concílio do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor Deus.
Amós 3.7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

2 – philadelfia (grego) – amor fraternal
Romanos 12.10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros;
I Tessalonicenses 4.9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros;
Hebreus 13.1 Permaneça o amor fraternal.
I Pedro1.22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,
II Pedro 1.7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.

3 – philos (grego) -  amigo
Mateus 11.19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.
Lucas 7.34 veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.
Lucas 11.5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Lucas 11.6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;
Lucas 11.8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.
Lucas 12.4 Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer.
Lucas 14.10 Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa.
Lucas 15.6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido.
Lucas 15.9 E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
Lucas 15.29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cab1 Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e
Lucas 16.9 Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
Lucas 21.16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós;
Lucas 23.12 Nesse mesmo dia Pilatos e Herodes tornaram-se amigos; pois antes andavam em inimizade um com o outro.
João 3.29 Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo.
João 11.1 Ora, estava enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
João 15.13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
João 15.14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
João 15.15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
João 19.12 Daí em diante Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamaram: Se soltares a este, não és amigo de César; todo aquele que se faz rei é contra César.
Atos 10.24 No outro dia entrou em Cesareia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos.
Atos 19.31 Também alguns dos asiarcas, sendo amigos dele, mandaram rogar-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.
Atos 27.3 No dia seguinte chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com bondade, permitiu-lhe ir ver os amigos e receber deles os cuidados necessários.
Tiago 2.23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus.
Tiago 4.4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
III João 1.14 Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.
III João 1.15 Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos nominalmente.

4 – Outros versículos sobre amigo e amizade
Salmo 35.14 Portava-me como o faria por meu amigo ou meu irmão; eu andava encurvado e lamentando-me, como quem chora por sua mãe.
Salmo 41.9 Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Salmo 88.18 Aparte de mim amigos e companheiros; os meus conhecidos se acham nas trevas.
Provérbios 17.17 O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.
Provérbios 17.18 O homem falto de entendimento compromete-se, tornando-se fiador na presença do seu vizinho.
Provérbios 19.6 Muitos procurarão o favor do liberal; e cada um é amigo daquele que dá presentes.
Provérbios 18.24 O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.
Provérbios 22.11 O que ama a pureza do coração, e que tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o rei.
Provérbios 27.6 Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.
Provérbios 27.9 Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial.
Provérbios 27.10 Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.
Provérbios 27.17 Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.
Isaías 41.8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, meu amigo.
Miqueias 7.5 Não creiais no amigo, nem confieis no companheiro; guarda as portas da tua boca daquela que repousa no teu seio.
Mateus 11.19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário